Conto de fada das 6 contou com ambientações na cidade do alto sertão sergipano
Foto Ascom/PMCSF Cânion de Xingó -Fazenda Mundo Novo, um dos cenários de Cordel encantado |
A estreia de “Cordel encantado”, a nova novela das 6, da TV Globo, na noite de segunda-feira, 11, deixou os sergipanos mais uma vez orgulhosos do seu Estado, em especial os canindeenses, que viram suas belezas na tela da emissora carioca. A confirmação de que Canindé serviria de cenário para a trama que aborda a temática do Cangaço, veio a tona no mês de janeiro, através de matéria da jornalista Patrícia Villalba, do jornal O Estado de S.Paulo. “Já está quase tudo pronto para a viagem que a equipe da diretora-geral Amora Mautner fará a Canindé de São Francisco, pequena cidade do sertão de Sergipe que receberá as filmagens de Cordel Encantado, próxima novela das 6 da Globo”, diz trecho da matéria. No mesmo mês, através do twitter, a secretária municipal do Turismo e Desenvolvimento de Canindé, Silvia de Oliveira, uma das mais entusiasmadas e, quem esteve a frente das negociações com a equipe da Globo, confirmou a notícia que o jornal havia publicado. “A próxima novela das 6, da Globo, “Cordel encantado”, será gravada em Canindé. Estou muito feliz”, comemorou no microblog.
A notícia de que a cidade abrigaria a produção da Globo foi comemorada pelo pessoal do turismo local, que caprichou na propaganda dos atrativos locais para convencer a emissora a gravar lá - a Emsetur, a agência estadual de turismo, enviou fotos e todas as informações possíveis.
As negociações para que “Cordel encantado” tivesse cenas ambientadas em Canindé aconteceram desde o ano passado, mas ganharam força quando, no dia 2 de fevereiro, uma equipe da TV Globo liderada pelo produtor Renato Azevedo aterrissou no solo sergipano. Naquela ocasião, na sede da secretaria municipal de Turismo, o prefeito de Canindé de São Francisco, Orlandinho Andrade, ao lado da Secretária de Turismo Silvia de Oliveira, recepcionou a equipe de pré-produção do folhetim, escrito por Thelma Guedes e Duca Rachid.As gravações em Sergipe aconteceram de 16 a 19 de março. Nas seqüências foram aproveitados os cânions, falésias, grutas e fazendas da região, como a fazenda Mundo Novo. Com base econômica no turismo, Canindé é conhecida pelo Vale dos Mestres, de beleza deslumbrante, onde a vegetação intocada esconde pinturas rupestres de 3 mil anos.
As negociações para que “Cordel encantado” tivesse cenas ambientadas em Canindé aconteceram desde o ano passado, mas ganharam força quando, no dia 2 de fevereiro, uma equipe da TV Globo liderada pelo produtor Renato Azevedo aterrissou no solo sergipano. Naquela ocasião, na sede da secretaria municipal de Turismo, o prefeito de Canindé de São Francisco, Orlandinho Andrade, ao lado da Secretária de Turismo Silvia de Oliveira, recepcionou a equipe de pré-produção do folhetim, escrito por Thelma Guedes e Duca Rachid.As gravações em Sergipe aconteceram de 16 a 19 de março. Nas seqüências foram aproveitados os cânions, falésias, grutas e fazendas da região, como a fazenda Mundo Novo. Com base econômica no turismo, Canindé é conhecida pelo Vale dos Mestres, de beleza deslumbrante, onde a vegetação intocada esconde pinturas rupestres de 3 mil anos.
Para que o município do alto sertão sergipano recebesse as gravações da novela, dirigida por Amora Mautner, uma grande equipe foi montada para dar o suporte necessário e atender a produção da TV Globo.
A Prefeitura de Canindé de São Francisco, de Piranhas (AL) e instituições do Governo de Sergipe, do Governo de Alagoas, da Marinha do Brasil e representantes da TV Globo discutiram diretrizes e ações para oferecer o máximo de segurança e traquilidade ao elenco e equipe técnica de “Cordel Encantado”.
Para assistir a estréia de “Cordel encantado”, moradores da cidade de Canindé de São Francisco, a convite da secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento, estiveram no Clube Altemar Dutra, por volta das 17h30min. Os figurantes canindeenses que participaram dos primeiros capítulos da novela foram os cicerones dos convidados. Todas as cenas gravadas em Canindé e nos municípios alagoanos de Olho D'Água do Casado e Delmiro Gouveia foram ao ar no primeiro capítulo da novela.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento de Canindé, Silvia de Oliveira, festejou a estréia da novela. "A novela Cordel Encantado pode ser a grande chance para divulgarmos de forma integrada o complexo Xingó, bem como as nossas potencialidades, sejam as culturas e tradições, a exuberante natureza e a nossa gente maravilhosa. Os resultados positivos serão enormes", salienta Silvia.
Os canindeenses vibraram com Canindé mais uma vez sendo destaque nacional, principalmente o Prefeito de Canindé, Orlandinho Andrade. "Esse é mais um destaque de Canindé no cenário nacional. Gostaria de parabenizar a jornalista Silvia de Oliveira, que consegue com muito profissionalismo encantar e divulgar Canindé para o mundo", destaca o prefeito.
O prefeito, que desde o princípio procurou dar todas as condições necessárias para que as gravações ocorressem com sucesso na cidade, e ainda se comprometeu em buscar apoio, não esconde seu orgulho com as belezas de Canindé na tela da Globo. “A gravação de Cordel Encantado é uma grande conquista de todos nós sergipanos", disse.
Para ele, as gravações da novela global em Canindé é uma prova que a atual administração conseguiu consolidar a imagem do turismo e cidadania do município, no cenário nacional. "Sergipe possui 75 municípios, no entanto, a beleza de Canindé e a logística oferecida por nós foram aspectos fundamentais para que a produção da Globo escolhesse a nossa cidade. A participação de Canindé de São Francisco numa novela da Globo é mais uma oportunidade de divulgação nacional, e motivo de orgulho para nossa comunidade", enfatizou
Uma das figurantes de “Cordel encantado”, a canindeense Lígia Avelino não esconde a felicidade de participar de uma novela e confessa que o momento é único. “Assiti a estréia da novela com muita alegria. A experiência é muito proveitosa. Acredito que depois dessa novela, o potencial turístico da região vai crescer muito. Todo mundo parou para ver a estréia de Cordel encantado”, contou entusiasmada.
Filho de Canindé, o jovem estudante de Direito, Erasmo Marinho Filho, que assistiu ao primeiro capítulo em Aracaju, elogiou a estreia da trama que vai conjugar o encantamento da realeza europeia com as lendas heróicas do sertão brasileiro. “É especial, é lindo, é emocionante ver as nossas belezas sendo exaustivamente mostradas, exploradas, admiradas pelos telespectadores de todo Brasil. Estou muito feliz em saber que o Brasil mais uma vez vê Canindé em nível nacional, se destacando pela sua beleza, pelo seu potencial turístico, ao contrário do que víamos há alguns tempos atrás. São as coisas simples da vida que me deixa emocionado e ver o povo de Canindé feliz, me deixa feliz”, enfatizou.
Quando questionado sobre a quem se deve o mérito para Canindé ser escolhido como cenário das gravações da novela das 18h, ele foi categórico. “Devemos tudo isso aos esforços de Silvinha (Silvia de Oliveira), jornalista competente e que não mede esforços para trazer o melhor pra Canindé, ao tempo em que somos gratos mais ainda ao prefeito Orlandinho, por nos trazer Silvinha a Canindé e, dar a liberdade para que ela possa trabalhar”, encerrou.
Essa não é a primeira vez que Canindé é destaque nacionalmente
Suas belezas, seus encantos, seu povo e sua cultura já foram temas de reportagens, com exibição nacionalmete, através dos programas Mais Você, Esporte espetacular (Globo), Tudo é possível, Domingo Espetacular, Hoje em dia, Programa 50 por 1 (Record), Busão do Brasil (Band) e Para todos (TV Brasil). Em 2009, a Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, através do Departamento Municipal de Comunicação, foi responsável pela recepção de oito jornalistas especializados em turismo, editores dos principais cadernos de turismo do Brasil (Jornal do Brasil; Folha de São Paulo; Jornal de Brasília; Jornal O Tempo – Minas Gerais; Revista Turismo e Lazer; O Jornal – Alagoas; Jornal do Comércio – Pernambuco; Jornal Estado de Minas), vindos à Sergipe a convite do governo e Aracaju Convention Bureau. O resultado da visita foram matérias especiais sobre o turismo de Canindé, a custo zero para os cofres públicos. A bela cidade, banhada pelas águas do Velho Chico também serviu de cenário, em 2010, para as gravações do filme “Aos ventos que virão”, do cineasta Hermano Penna.
Conheça Canindé http://www.caninde.se.gov.br/Acompanhe a Coluna by Valldy de Cruz no Twitter: http://twitter.com/valldydecruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário