Quarenta e nove mil sergipanos participam do Enem
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontecem neste final de semana. Os candidatos devem ficar atentos ao Horário de Verão
Foto MEC
Do Portal Infonet
Acontece neste sábado, 5 e domingo, 6, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. São mais de 4,6 milhões de inscritos. A região Sudeste aparece na primeira posição, com 1.798.863 inscritos. Em seguida, vem a região Nordeste, com 1.397.282. A região Sul, aparece com 608.304 pessoas, a região Norte, com 414.051 estudantes e o Centro-Oeste, com 392.941. No Estado de Sergipe, 49.086 candidatos devem fazer as provas neste final de semana.
O Enem foi aplicado pela primeira vez em 1998, quando cerca de 157 mil estudantes fizeram a prova. Nesta 13ª edição do exame, o número de pessoas inscritas triplicou. É que antes o exame avaliava o desempenho do aluno ao final da educação básica, mas agora é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, o que vem aumentando a procura.
Em 2011, a participação no Enem será obrigatória para quem quiser financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A maioria dos inscritos para o Enem 2010 [1.517.320] têm entre 21 e 30 anos. São 691.823 candidatos com mais de 30 anos e 70.910 com menos de 16. Dos 4,6 milhões de candidatos, 528.658 buscam a certificação do ensino médio. Em Sergipe, são 5 mil 115 estudantes buscando a certificação.
Mal necessário
Na avaliação do professor Vasko, o tradicional acesso ao Ensino Superior, através do Concurso Vestibular, já está concebido pela nossa sociedade como um mal necessário. “Mal, porque o candidato, após anos de árduo estudo, é avaliado como num flash, o que não oportuniza a verificação do seu cabedal de conhecimentos. Daí o estresse a que são submetidos os pretendentes, ante a cobrança geral. Necessário, porque apesar de todos os defeitos, não havia critério mais razoável para o ingresso ao ensino superior”, ressalta.
Ele entende que o Enem veio para aliviar a angústia do Vestibular e pelo menos uma vantagem pode ser apontada em relação à avaliação tradicional: é unificado. “Os milhões de candidatos, espalhados por todo o Brasil, responderão aos mesmos questionamentos e simultaneamente”, afirma professor Vasko acrescentando que cada universidade, dentro de sua autonomia administrativa, pode utilizar o resultado do Exame em substituição, total ou parcial, ao tradicional Vestibular.
Provas
Os candidatos não podem esquecer que o horário de abertura e fechamento dos portões, assim como de início das provas é o de Brasília. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h de Brasília [11h em Sergipe] e fechados às 12h55 [11h55 em Sergipe]. Os inscritos deverão comparecer uma hora antes do início das provas [13h de Brasília].
E devem levar documento de identidade original, cartão de confirmação da inscrição enviado pelos Correios e caneta esferográfica preta. Não será permitida consulta nem a utilização de lápis, borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, calculadoras, agendas e até mesmo telefone celular ou relógio.
Acompanhe a Coluna by Valldy de Cruz no Twitter: http://twitter.com/valldydecruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário