segunda-feira, 21 de junho de 2010

MUNICIPIOS

                                                                
  Da ASCOM/Canindé

Inaugurações movimentam Canindé de São Francisco

 As inaugurações aconteceram na tarde e noite do último sábado (19), reuniu lideranças, políticos, autoridades e parte da população. Obras realizadas pelo Governo do Estado e obras e programas da prefeitura de Canindé foram oficialmente entregues a comunidade.
Sempre ao lado do prefeito Orlandinho Andrade, o governador participou das solenidades de duas obras e de dois programas sociais do município. A primeira inauguração ocorreu às margens do rio São Francisco, em rótula rodoviária de acesso a Canindé, para quem entra em Sergipe via Alagoas.  Três esculturas em homenagem ao centenário de nascimento de Maria Bonita, companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, passam a ser as mais novas atrações turísticas do município. Ao lado do casal de cangaceiros está a estátua de José Ventura Lins, o Zé Leobino, o maior Vaqueiro do Sertão. O homenageado ficou surpreso com a perfeição da própria imagem: "Até a minha calça folgada ficou igualzinha", disse baixinho, como falando consigo mesmo. "Que idéia brilhante teve Silvinha, uma guerreira que tanto bem tem feito a Canindé", diria mais tarde o governador Marcelo Déda, referindo-se a Sílvia de Oliveira, secretária de Turismo e de Desenvolvimento do município, idealizadora da homenagem.
Após descerrar a placa em homenagem ao centenário de Maria Bonita, governador, prefeito e suas respectivas comitivas inauguraram importantes obras estaduais, como a conclusão da última etapa da rota do sertão, um pequeno trecho que interliga Canindé de São Francisco (SE) ao estado da Bahia, faltava apenas a sinalização;  e o novo Centro de Tratamento e Abastecimento de Água de Canindé (Deso), investimento de cinco milhões de reais. O empreendimento mudou radicalmente a qualidade da água consumida no município. Antes, coletada diretamente no canal de irrigação do projeto Califórnia, a água consumida em Canindé era escura, possuía mau cheiro, causava diarréia e muitas doenças. "O novo centro de tratamento é o mais moderno de Sergipe. Estamos trazendo mais saúde para o município", salientou o governador Marcelo Déda, que lembrou ser esta uma de suas primeiras promessas que fez ao prefeito Orlandinho. 
Em seguida, Marcelo Déda se colocou a disposição de Orlandinho para participar das demais inaugurações municipais. Parada para inaugurar as instalações do Grupo de Apoio a Crianças com Necessidades Especiais (GAPNE), um prédio dedicado as crianças que possuem deficiências físicas e necessitam de atendimento qualificado e profissional. Visivelmente impressionado e comovido com a proposta deste investimento social da prefeitura de Canindé, o governador observou cada detalhe das instalações do GAPNE, falou com os pais das crianças assistidas pelo programa, brincou e interagiu com várias delas.  Outro programa municipal inaugurado foi o Centro da Criança Cidadã, uma grande casa que promove diversas ações socioeducativas para crianças. Cursos de dança, música, artesanato, palestras, capoeira, são algumas das inúmeras atividades disponibilizadas na Casa de Criança.
Por último, o governador e o prefeito inauguraram a Praça José Gomes de Andrade, homenagem ao procurador de Justiça de Sergipe. "A escolha do nome não poderia ser pertinente, pois observo que esta praça abriga o Fórum de Justiça e a Procuradoria de Justiça de Sergipe. Uma justa homenagem ao procurador José Gomes de Andrade, que prestou um enorme serviço ao nosso estado", disse Marcelo Déda. Nesta mesma praça, o governador inaugurou a Igrejinha de Dona Durvalina, devota número um do Padre Cícero. A pequena capela que abriga a imagem do padre foi uma exigência de Dona Durvalina, que ao saber que seria transferida de sua casa as margens do Velho Chico, em razão da construção da usina de Xingó, impôs esta condição aos administradores da época.

Crescimento
"Fiquei 100 dias sem vir a Canindé. Fiquei surpreso com a transformação. Eu não reconheci a entrada da cidade, que está ficando belíssima. Fiquei espantado com o movimento do comércio, o número de loja, as construções de prédios e galpões. Como é possível tanta mudança e transformação em apenas seis meses. Orlandinho, que tirou Canindé das páginas policiais e a colocou nas páginas turísticas dos maiores jornais e emissoras de televisão do país, está de parabéns", confessou o governado Marcelo Déda.

GAPNE"O que eu vi ali me emocionou como governador, me emocionou como pai porque, não sei se vocês sabem, mas meu filho mais novo, de 11 meses, é portador da Síndrome de Down. O que eu vi hoje, me encheu de orgulho de ser governador do estado de Sergipe. Este é um tipo de obra que a gente faz, não para ganhar voto, mas para se sentir realizado como ser humano na face da terra. Canindé não está progredindo apenas economicamente, está progredindo também socialmente, na qualidade de vida do povo. Quero trazer Eliane (Eliane Aquino, esposa dele) para conhecer este programa maravilhoso", disse Marcelo Déda, que por duas vezes interrompeu a fala por causa da forte emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário