Tudo pronto para o Forró Caju 2010.Festa começa na noite desta sexta-feira. Este ano, o verde e o amarelo predominam na decoração da praça de eventos
Do site da PMA (Foto: André Moreira) Está tudo pronto para o Forró Caju 2010. A festa mais aguardada pelos sergipanos terá início nesta sexta, 18, e a estrutura já está pronta. Cerca de 100 mil pessoas por noite vão lotar praça de eventos Hilton Lopes, localizada no centro dos mercados municipais. Serão 12 dias de festa e 125 atrações. Nesta edição, o tema central é ‘Copa do Mundo'. O espaço foi ornamentado com 850 mil bandeirinhas, a maioria com as cores da bandeira do Brasil.
A estrutura tem três entradas - uma principal e duas laterais - com cerca disciplinadora e três palcos - dois principais medindo 14 x 14 m² e um alternativo de 12 x 12 m². Também já estão montados o arraial para apresentação de quadrilhas e trios pé-de-serra, os 10 camarotes dos patrocinadores, apoiadores e imprensa, além do Camarote da Cidadania, destinado a pessoas com dificuldade de locomoção.
Os forrozeiros contarão com 150 banheiros químicos distribuídos por toda a área da festa, sendo que dois deles são adaptados e exclusivos para o Camarote da Cidadania. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou o sorteio de 115 pontos comerciais, entre bares, barracas e vendedores ambulantes. Este ano, os proprietários de boxs nos mercados Antônio Franco e Thales Ferraz poderão comercializar seus produtos em todas as noites do evento.
Além de levar cultura e diversão ao público sem nenhum custo, o Forró Caju movimenta a economia, gerando mais de 3.000 mil empregos diretos com a contratação de artistas, técnicos de som e iluminação, decoradores, garçons, agentes de limpeza, entre outros profissionais. A festa também movimenta a economia informal, beneficiando, principalmente, os vendedores ambulantes, que aproveitam o período para faturar uma renda extra com a venda de bebidas e alimentos.
Segurança e saúde
A cada noite trabalharão no evento cerca de 250 policiais militares, 100 seguranças particulares, 150 guardas municipais, 30 policiais civis e 25 homens do Corpo de Bombeiros. O efetivo que cuidará da segurança dos forrozeiros vai atuar nas entradas da festa, na Cabine de Desarmamento, em postos elevados, nas patrulhas que circularão na Praça de Eventos, na área circunvizinha, sala de monitoramento de câmeras e nos pontos de apoio.
Representantes do Conselho Tutelar, da Vigilância Sanitária e do Juizado de Menores também estarão a serviço de quem for aproveitar a festa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá um posto avançado com 14 leitos e duas ambulâncias, sendo uma de suporte avançado e outra de suporte básico. Dois médicos irão trabalhar a cada noite, com o apoio de auxiliares de enfermagem e enfermeiros. O programa DST/Aids também estará no evento distribuindo camisinhas.
Limpeza
Para evitar a formação de pontos de alagamento durante a festa, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realizou a limpeza da rede de drenagem pluvial na praça de eventos Hilton Lopes. Foi feita a reposição das grelhas, pequenos reparos nas calçadas danificadas e ainda a revitalização da paginação do piso.
Durante as 12 noites de festa, uma equipe ficará de plantão para eventuais emergências e, nas manhãs seguintes, será feita a limpeza na rede de drenagem. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vai mobilizar 75 agentes que irão fazer a limpeza do local, todos os dias, ao término da última apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário