Aula inaugural possibilita contato direto entre universitários e jornalistas
Flávio Antunes
Do SN1Os acadêmicos de jornalismo da Universidade Tiradentes iniciaram mais um semestre de atividades com uma aula inaugural, realizada na noite desta quinta-feira, 19, em um auditório do Campus II, que contou com a presença de jornalistas que atuam no mercado sergipano. Na oportunidade, os universitários conheceram de perto a rotina dos profissionais da comunicação nas suas respectivas áreas.
Participaram do evento que reuniu universitários e professores, os jornalistas: Glice Rosa (TV Sergipe), Fredson Navarro (Emsergipe.com), Barroso Guimarães (Radio Atalaia AM), Célia Silva e Kleber Santos (Jornal da Cidade).
A jornalista Susane Vidal, que também é professora do curso, comandou a apresentação do encontro que contou com perguntas dos acadêmicos. “A universidade como ambiente de construção de saberes deve oportunizar aos alunos experiências capazes de favorecer o aprendizado técnico, científico e humano das profissões. Em Comunicação Social não poderia ser diferente. Por isso optamos por apresentar uma aula inaugural do curso de Jornalismo com a presença de profissionais da área com vasta experiência no mercado de trabalho sergipano. As histórias contadas, experiências compartilhadas, servem de exemplo e modelo para os calouros que escolheram a profissão de jornalista. E é justamente pelo amor à profissão que cada um pode contribuir e incentivar o crescimento dos novos estudantes da área”, garante.
“Foi uma honra receber este convite para levar um pouco da minha experiência aos universitários que nos receberam com muito entusiasmo. É natural que nesta fase de aprendizado surjam dúvidas e insegurança com relação ao futuro profissional. Levamos para eles tranquilidade e motivação para aproveitarem esta fase acadêmica para se prepararem para exercer a profissão que escolheram, com ética e profissionalismo”, disse o jornalista Fredson Navarro, que falou sobre sua experiência vivida no jornalismo on-line e foi questionado pelos universitários sobre a importância das novas mídias.
Um dos temas mais questionados pelos estudantes foi a derrubada do diploma de jornalismo. A opinião dos profissionais foi unânime. “Uma empresa séria não contrata profissionais sem qualificação. Para exercer a profissão é necessário conhecer as técnicas. Incentivamos que quem deseja fazer jornalismo não desista por causa desta decisão da Justiça e estude para ser um profissional seguro e capaz de atuar de forma competente em qualquer área da comunicação”, defende Glice Rosa.
“Foi muito gratificante ter esta oportunidade de interagir com profissionais de sucesso do jornalismo sergipano e aprender com cada um. O encontro é uma ponte onde o universitário consegue enxergar o seu futuro com muita motivação para concluir o curso e lutar por uma vaga no mercado de trabalho fazendo o melhor que pode fazer'', comemora Felipe Martins, aluno do 8º período.Acompanhe a Coluna by Valldy de Cruz no Twitter: http://twitter.com/valldydecruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário