segunda-feira, 31 de maio de 2010

CADA PASSO É UM FLASH

Foto Extra.com
Ivete Sangalo e o marido Daniel Cady, aparecerão assim, na campanha publicitária da Riachuelo do Dia dos Namorados. O amor é linnnndo! 

CADA PASSO É UM FLASH

Foto Extra.com
A linda atriz Adriana Birolli faz bonito também como modelo. A atriz, que é a estrela da coleção de verão da marca de jeans Yet, ficou com pinta de top model no catálogo da grife. A inesquecível Isabel de "Viver a vida",  renovou contrato com a Rede Globo e deve voltar ao vídeo em breve.Ela merece!


MUNICIPIOS

SMTT reforça campanha pelo uso da cadeirinha para criança

Do JC on line
A equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT continua o trabalho de conscientização a fim de cadeira_1alertar os condutores sobre a obrigatoriedade de equipar os veículos com a cadeirinha apropriada para transportar crianças de até 7 anos de idade. Desde o início da semana estão sendo realizadas panfletagens e blitzes educativas.
A partir de 9 de junho, quem for flagrado descumprindo a legislação será multado em R$ 191,54, terá sete pontos na carteira de habilitação e o automóvel será retido até que o proprietário regularize a situação. Nesta quinta, 20, a equipe de educação da SMTT esteve no colégio Arquidiocesano da Farolândia para orientar os pais que levavam os filhos para a aula. Outros colégios da capital também estão sendo visitados.
De acordo com a coordenadora da blitze, Selma Dantas, a exigência do cumprimento da lei vai fazer com que os pais imprudentes prezem mais pela vida de seus filhos. "Infelizmente ainda há a mentalidade de que deixar os filhos soltos no carro significa dar a eles conforto e bem-estar, mas é justamente o contrário. Trabalharemos para divulgar a nova legislação em toda a cidade e acredito que essa exigência é um grande ganho da sociedade", opina.

Obrigatoriedade
A obrigatoriedade está prevista na resolução 277/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e é válida em todo o território nacional. O artigo 1º do parágrafo 3º da resolução desobriga o uso da cadeirinha nos veículos de transporte coletivo, de aluguel, transporte autônomo de passageiros (táxis), escolares e demais veículos com peso bruto total superior a 3,5 toneladas.

REPORTAGEM ESPECIAL

24 pontos de crack dominam São Cristóvão  Do JC on line
Uma comunidade dominada pelo tráfico de crack, onde as leis são ditadas pelos traficantes. Esta é a situação da região do Rosa Elze, Rosa Maria e Eduardo Gomes, no município de São Cristóvão, distante 25 quilômetros de Aracaju. Segundo os próprios moradores, nestas localidades são 21 pontos de venda de droga. No povoado Barreiro, são outras três bocas-de-fumo. Para fazer a distribuição do crack, adolescentes estão sendo cooptados para a linha de frente do tráfico. Garotos com 16, 14 e até 12 anos atuam como “aviões”. Muitos deles, também usuários, vivem ameaçados de morte pelos gerentes das bocas, por conta de dívidas de droga.
Os populares afirmam que o mais grave é que os “donos” desses pontos de venda de droga são pessoas que deveriam estar na comunidade para garantir a segurança da população.
Informações, que estão sendo investigadas, dão conta de que o “negócio” seria comandado por policiais. Mais de perto, a atividade criminosa seria gerenciada por outras quatro pessoas, uma delas um ex-presidiário que teria matado 21 pessoas que não honraram dívidas de droga.
Sob a proteção dos proprietários dos pontos de venda e bem equipado, ele implanta o terror na comunidade, inclusive entre os adolescentes que trabalham como avião. Segundo uma moradora, que temendo represálias não quis se identificar, um garoto de 12 anos que já fugiu três vezes de internações determinadas pela Justiça, recentemente foi ao juiz do município pedir para ser internado, pois estava sendo ameaçado de morte por uma dívida de R$ 200 em droga. Há adolescentes, inclusive, que são convocados para executar devedores.

Mais vulneráveis
A situação de vulnerabilidade, a falta de perspectiva de vida e carência de relações familiares têm feito com que um número cada vez mais crescente de adolescentes se tornem dependentes do uso do crack. A droga acaba ocupando o espaço de algo que está faltando na vida do usuário. Justamente por isso, explica o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) de Aracaju, o psicólogo André Calazans, que o consumo de crack tem crescido mais entre o público adolescente e jovem. “Esse usuário que se envolve com o crack já poderia estar num processo de desvinculação familiar, de vulnerabilidade social e o crack só potencializa isso”, disse.
Em Aracaju, hoje, 55% das pessoas atendidas no Caps são usuárias de crack, uma realidade um pouco diferente do que era há alguns anos, quando o álcool vinha em primeiro lugar. E essa mudança pode ser percebida através do perfil das pessoas que buscam ajuda. Até 2008, a idade média do público que procurava o Caps AD era de 40 a 50 anos. Hoje, está entre os 17 e 27 anos.
Dados apresentados no início do mês, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, na Câmara dos Deputados, mostraram que já existe no Brasil 1,2 milhão de usuários de crack e a idade média para o início do uso da droga é 13 anos. Em Sergipe, não há estudos atualizados sobre a quantidade de usuários de crack e perfil de clientela. Os dados que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) dispõe são do ano de 2005, quando a taxa de incidência do uso do crack na vida era de 0,1% das pessoas entrevistadas.
Entretanto, a diretora de Atenção Psicossocial da SES, Ana Raquel Santiago de Lima, confirma que tem havido uma demanda crescente em todos os Caps – são 31 ao todo no Estado, sendo cinco especializados no atendimento de usuários de álcool e outras drogas, localizados em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto e Itabaiana. Segundo Ana Raquel, em breve vai ser feito um estudo mais científico, que mostre epidemiologicamente o uso do crack em Sergipe. O trabalho será feito em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além do levantamento, serão implantadas algumas ações, como escola de redução de danos.

Caso de saúde
Segundo o psiquiatra José Hamilton Maciel Silva Filho, o que os profissionais que lidam com o atendimento a usuários têm visto é uma demanda cada vez maior por dependência química. “Temos recebido, principalmente, adolescentes e pré-adolescentes, com idade até de oito a dez anos, já na dependência”, revelou. O médico disse que, recentemente, junto com a psiquiatra Maria Helena Ávila, participou de uma pós-graduação sobre dependência química na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pôde perceber, através do relato de profissionais de vários Estados, que este é um problema de caráter nacional e que adquiriu uma característica epidêmica, que está fora de controle. “O crack foi uma droga que veio muito rápido e apesar de ser um subproduto da cocaína as equipes não tinham se preparado para isso. Pegou todos de surpresa”, disse. Segundo o psiquiatra, hoje não existe uma estrutura hospitalar pública nem privada para adolescentes e pré-adolescentes dependentes. Para ele, esse é um problema que a sociedade vai ter que se deparar e ter que discutir para ver qual o caminho a seguir. Ele entende que esse não é só um problema de saúde, mas também de polícia, de educação e de ação social. “Tem que ser uma ação rápida e em conjunto”.
A carência de leitos na rede pública de saúde tem levado muitas vezes o Judiciário a decidir favoravelmente pelo tratamento de desintoxicação de usuários em estado crítico em estabelecimentos particulares, às custas do Estado. Esta semana, uma dessas sentenças favoráveis foi expedida pelo juiz da Comarca de São Cristóvão, Manuel Costa Neto, que concedeu tutela antecipada ao pedido feito pelo Ministério Público em favor de um adolescente, para que o mesmo fosse tratado na Fazenda Mãe Natureza, no município de Santana do São Francisco.
Em sua decisão, o juiz levou em conta os argumentos do alto grau de dependência do adolescente e a necessidade de tratamento especializado em instituição para desintoxicação com o apoio do Estado, uma vez que a família não dispõe de recursos. Em sua decisão, o magistrado observou que, quanto ao dano irreparável, “caso não haja a concessão da medida, o menor terá sua saúde comprometida, já que não resiste ao vício, vem praticando certos delitos para garantir o consumo do entorpecente, podendo chegar inclusive a óbito ante ao estado que se encontra, e a busca dos traficantes em tirar a sua vida”.

Danos físicos
Os danos causados à saúde do dependente químico são vários, ainda mais graves no caso de adolescentes e pré-adolescentes, indivíduos que ainda estão em formação. De acordo com os médicos, de todas as drogas o crack é a mais perversa por ser inalada e, assim, ir direto para o pulmão e o cérebro, tudo isso em segundos. Como seu efeito é rápido, daí a necessidade de o usuário consumir cada vez mais, para manter a sensação de prazer momentâneo. “Em menos de cinco vezes de utilização o usuário já se torna dependente e aí entra numa ciranda que não consegue parar”, disse José Hamilton Filho.
Entre os problemas causados pelo consumo excessivo de crack estão danos pulmonares e cerebrais, pois a pessoa começa a entrar em estado de estafa, pois passa dias sem se alimentar, só consumindo a droga. Segundo o psicólogo André Calazans, o crack é uma droga altamente egoísta. “Ele desestrutura todas as relações e só autoriza o usuário a se relacionar com ele. A pessoa que faz uso de crack não precisa de sexo, não precisa comer, dormir, não precisa de nada. Tudo que ele precisa está apenas num objeto: a pedra”, disse.
Algumas pesquisas apontam que em geral 30% dos usuários de crack morrem nos primeiros cinco anos de uso. “Nenhuma patologia médica mata em cinco anos em torno de 30%. Isso não ocorre apenas pelos danos à saúde, mas porque muitos são assassinados, executados por dívidas”, afirmou o psiquiatra José Hamilton, acrescentando que por conta disso o consumo de crack se tornou um problema de caráter epidêmico.

Jovens são a maioria em tratamento
A mudança no perfil dos usuários que procuram o serviço dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e outras Drogas fez com que a metodologia de trabalho tivesse que ser repensada. Isso porque, antes, a clientela era formada por pessoas, em sua maioria, dependentes de álcool, com idade entre 40 e 50 anos, bem diferente do perfil atual, formado 55% por usuários de crack e na faixa etária dos 17 a 27 anos.
Diante disso, revelou o coordenador do Caps AD, André Calazans, as atividades desse serviço tiveram que ser mudadas. “O município de Aracaju investiu no sentido de ser mais atrativo para esses adolescentes e jovens, porque eles estão numa fase da vida em que a atratividade é um recurso importante”, disse. Hoje, boa parte dos profissionais que trabalham com os usuários é mais jovem, para que sirvam como espelho. Também houve investimento em novas oficinas e atividades, como artesanato hippie e serigrafia, jogos, além de questões teóricas na qualificação dos profissionais que lidam com o usuário do Caps. “Hoje, o Caps AD consegue ter uma adesão muito maior desses usuários, diante das atividades que desenvolvemos”, disse.
André Calazans defende que a problemática da droga seja pensada pelos serviços públicos de forma intersetorial, articulando um plano de ação integral ao usuário, envolvendo ação social, trabalho, educação e saúde, pensando na atenção integral a ele, enxergando toda sua necessidade enquanto sujeito. “É preciso oferecer condições para que ele crie mecanismos para frequentar o mesmo meio em que vive, sem fazer uso ou abuso de droga e que ele consiga fazer minimamente suas atividades cotidianas, que mantenha a sua cidadania”.
São essas ferramentas que o usuário aprende a utilizar durante o tratamento realizado nos Caps, através de um projeto terapêutico que envolve não apenas a assistência médica, psiquiátrica, psicológica, mas também com oficinas, vivências e convivência com outros usuários. “Às vezes as pessoas perguntam se o tratamento é efetivo, o que não deixa de ser. Mas ser efetivo não significa a recuperação 100% de todos. São vários os indicadores de resultados, desde a diminuição do uso, deixar de roubar ou furtar para fazer, até a abstinência”, disse Calazans, acrescentando que o objetivo do trabalho é fazer com que as pessoas voltem a ter um convívio com a família e retomem as atividades normais de sua vida.
É isso que Gildenilson Costa Barnabé, 28 anos, tem buscado fazer. Usuário de crack há um ano, ele sabe as consequências trazidas pelo uso abusivo do crack. Em pouco tempo ele viu suas relações familiares se desestruturarem. Há seis meses em tratamento no Caps AD, hoje consegue lidar melhor com o consumo da droga, uma lição que tem aprendido a cada dia. Ele disse que chegou a parar de usar crack por uns dois meses, mas quando voltou foi com tudo.
“Cheguei a morar dois meses na rua. Minha mãe procurou ajuda no Ministério Público, depois decidi vim para o Caps; aqui é um suporte para a gente aprender a viver próximo à droga. Hoje eu sei que posso até morrer usando crack, mas vou morrer tentado deixar”, disse, acrescentando que atualmente conseguiu diminuir a fissura de usar o crack consumindo a maconha.

Ministério Público em combate à droga
O Núcleo de Atenção à Infância e à Adolescência (Naia), do Ministério Público Estadual, tem acompanhado de perto o avanço do consumo de crack entre este público. O entendimento também é de que para se enfrentar a questão é necessário o envolvimento de setores como saúde, educação e assistência social. Segundo a promotora de Justiça coordenadora do Naia, Miriam Teresa Cardoso Machado, dentro do procedimento instaurado para acompanhar a questão aguarda o anúncio do plano de ações articuladas voltadas para o enfrentamento ao crack.
Paralelo a isso, a promotora informou que está sendo desenvolvido um trabalho com um grupo de profissionais de saúde para conhecer melhor a interface do crack, passando por seus componentes, efeitos, tratamento ideal, tudo com base em casos concretos. “Porque até agora não sentimos que o Ministério da Saúde ou o Estado tenham um protocolo de atendimento a esses pacientes”, disse.
Ela acrescentou que o que se vê hoje é que o paciente em casos extremos é levado para a urgência psiquiátrica, é atendido, fica no máximo até cinco dias internado para desintoxicação e depois volta para casa. “Mas nos estudos temos visto que esse período não é suficiente. O ideal seria entre oito e 30 dias. E ele volta para casa, fica mais fragilizado”, disse, ressaltando que muitas vezes mesmo sendo encaminhado para o Caps ele não consegue se fixar.
Essa semana, durante audiência realizada com instituições religiosas que desenvolvem trabalhos com adolescentes usuários de drogas, ficou pactuada a realização de um seminário sobre o crack, que será realizado nos dias 12 e 13 de agosto, provavelmente no auditório do MP.
Na oportunidade serão debatidos temas como o novo modelo familiar e social, como funciona o crack e seus efeitos, como conviver com a droga, as políticas de prevenção e intervenção, além das experiências religiosas no enfrentamento ao crack. Ao final do evento, serão elaborados dois documentos, um direcionado aos poderes públicos constituídos e outro com as diretrizes de prevenção e intervenção dos grupos religiosos para o enfrentamento do crack na nossa capital e Estado.

Governo fará campanha
No início do mês de junho, o governo do Estado estará lançando uma campanha estadual de combate ao crack. O trabalho é focado em três eixos: a prevenção, repressão e o tratamento. O projeto, de caráter intersetorial entre as várias secretarias de Estado, será aplicado inicialmente em dez municípios, selecionados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), tendo como base o índice de ocorrências ligadas ao tráfico de drogas. A princípio, o objetivo será divulgar a campanha nas escolas, buscando orientar os jovens. Mas as ações vão mais além, pois o plano contempla também aumento no número de leitos de desintoxicação e convênios com unidades que já lidam com a recuperação de usuários no Estado.
De acordo com a diretora de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde, Ana Raquel Santiago de Lima, a ideia do plano é articular todas as políticas de governo para poder ofertar não apenas saúde aos usuários, mas também programas de proteção social, de educação, esporte, lazer e cultura. “A ideia é que a gente possa integrar as políticas para dar conta da demanda que vem aumentando em Sergipe”, disse.
Atualmente, o tratamento dos usuários de drogas no Estado é feito através dos 31 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), cinco deles especializados em álcool e outras drogas. Ana Raquel disse que o Estado tem feito também capacitações para qualificar cada vez mais o trabalho das equipes do Caps. “É interessante que todo profissional de saúde, não só de saúde mental, tenha um olhar para a questão da droga”, disse, acrescentando que já está sendo iniciada uma capacitação ampla com os profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF), para que eles possam entender como funciona essa demanda do uso da droga e tenha condições de acolher os pacientes.
A diretora acrescentou que os casos de usuários em estado mais crítico são atendidos na Clínica Santa Maria, que dispõe de 84 leitos de retaguarda, além da urgência de saúde mental do Hospital São José, que possui 16 leitos disponíveis. Esses dois serviços são ligados à Prefeitura de Aracaju, por estarem na capital. “Mas como o SUS é um sistema descentralizado, Aracaju assume o papel de referência estadual, por isso os serviços são geridos pelo município para atender a todo Estado”, disse. Raquel acrescentou que paralelo a isso o Estado está negociando a ampliação de leitos para que a gente consiga acolher a demanda crescente. Novidades que devem ser anunciadas durante o lançamento da campanha.

Plano nacional
Recentemente, o governo federal lançou o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, composto por ações imediatas e estruturantes, envolvendo a participação de dez ministérios e órgãos do governo federal, estados e municípios, além da sociedade civil. Serão investidos, apenas este ano, R$ 410 milhões em ações de saúde, assistência e prevenção. Com ele, o Ministério da Saúde pretende reforçar a ampliação da rede de assistência aos usuários de crack e dobrar, até o final deste ano, o número de leitos nos hospitais gerais para receber dependentes químicos, passando dos atuais 2,5 mil para cinco mil. Para isso, o investimento deve chegar a R$ 180 milhões.
Também está previsto no plano a transformação de 110 Caps-AD, em municípios com mais de 250 mil habitantes, para CAPS-III, que têm funcionamento 24 horas por dia e oito leitos em cada um para internações de curta duração e maior capacidade de atendimento ambulatorial e procedimentos de desintoxicações leves.

INTERNACIONAL

Celine Dion está grávida de gêmeos aos 42 anos

A cantora canadense já tem um filho com o marido, o produtor Rene Angelil.

Do R7.com
Foto Grosby Group
A cantora canadense Celine Dion, de 42 anos, está grávida de gêmeos, de acordo com sua assessora de imprensa, Kim Jakwerth, informou o canal a cabo CNN. A gravidez, que está em 14 semanas, foi o resultado da sexta tentativa de fertilização in vitro da artista.
Celine Dion e o marido, o empresário Rene Angelil, de 68 anos, já tem um filho de nove anos, Rene Charles. O casal se conheceu nos anos 80, quando Celine ainda era adolescente e Angelil se tornou seu empresário.
O casamento ocorreu na década seguinte. A cantora, conhecida por sucessos como My Heart Will Go On (tema principal do filme Titanic, de 1997), sempre faz questão de citar o marido como fundamental para a estabilidade de sua carreira.
Nos últimos anos, o casal teve de lidar com um câncer sofrido por Angelil, do qual ele aparentemente está se recuperando bem. A consagradora temporada de quase quatro anos da cantora em Las Vegas foi um dos marcos de sua carreira, na última década.


CADA PASSO É UM FLASH

Foto: Thiago Correia
O absoluto Felipe Melo na coletiva da seleção brasileira. Ele mudou o  nome da bola da Copa. Jabulani agora é ‘Patricinha’. Volante segue na mesma linha de Julio Cesar e Luís Fabiano e critica com irreverência o material que será usado no Mundial da África do Sul.



ESPORTE

'É melhor começar a trabalhar agora', diz secretário-geral da Fifa sobre 2014
Jérôme Valcke pede para o Brasil não esperar acabar a Copa deste ano
 
Do globoesporte.com
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, mandou mais um recado para a organização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil: o país não deve esperar o Mundial da África do Sul acabar para começar a planejar o próximo torneio. Durante evento no estádio de Porto Elizabeth, que receberá oito jogos da Copa neste ano, Valcke afirmou que não há tempo a perder.
- Algumas pessoas falaram para que eu relaxe, tome uma caipirinha, vá praia e que no Brasil as coisas são assim. Eu digo: é melhor começar a trabalhar agora do que esperar até o final desta Copa - disse o dirigente.
Não é de hoje que Valcke alfineta o ritmo brasileiro. Sempre que pode, ele manda alertas aos organizadores do Mundial de 2014. No início de maio, quando venceria o prazo para o início das obras, o secretário reclamou não só dos estádios, mas em questões de estrutura para receber a competição.

SEM MAIS CRÍTICAS ÀS VUVUZELAS
A construção do estádio Nelson Mandela Bay custou R$ 460 milhões e tem capacidade para 46.082 pessoas. Praticamente todas estarão com as famosas vuvuzelas nas mãos durante os jogos. Após reclamações oficiais na Copa das Confederações sobre o barulho, Valcke afirmou que não há como proibir o som da torcida sul-africana.
- Eu não vejo como isso pode atrapalhar. É uma forma bem africana de torcer e vamos celebrar o futebol com as vuvuzelas - concluiu o secretário-geral, arrancando aplausos do público presente.

SOCIEDADE

I Cenáculo Mariano- A comunidade católica de Canindé e região, prestigiou no último domingo (30), a realização do I Cenáculo Mariano, que contou com o tema: " Caminhando com Maria" e aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na sede da cidade.
O Cenáculo teve inicio as 7 horas da manhã e se estendeu até as 19 horas. Além de muito louvor e adoração, aconteceram pregações, missas e show com a Banda DDD.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

ESPORTE

Seleção já está no país da Copa

Delegação brasileira é a segunda a desembarcar na África do Sul
       Foto:Globoesporte.com
Do Globoesporte.com
Uma hora antes do previsto, por volta das 2h10m desta quinta-feira (no horário de Brasília, 7h10m locais), a seleção brasileira desembarcou em Joanesburgo, África do Sul, para a disputa da Copa do Mundo. Em voo tranquilo, de aproximadamente oito horas e meia, o avião foi imediatamente cercado por policiais fortemente armados. A equipe do Brasil é a segunda participante do Mundial a chegar à África do Sul, já que nesta quarta-feira os australianos foram os primeiros.O voo não enfrentou qualquer turbulência e a maioria dos jogadores dormiu durante a viagem. Em Joanesburgo, o clima era agradável com sol e temperatura de aproximadamente 13 graus. Os atletas e o técnico Dunga não falaram com a imprensa e foram direto para o hotel, por volta de 7h40m locais (2h40m de Brasília). Ainda não está confirmado se haverá treino nesta quinta-feira.
Assim que deixou o avião, o time foi para o ônibus, onde aguardou o zagueiro e capitão Lucio e o lateral-direito Maicon, ambos do Internazionale de Milão. Os dois viajaram direto da Itália para a África do Sul e chegaram cerca de 15 minutos após os companheiros entrarem no veículo, que ainda não é o oficial que a seleção usará durante a Copa, com a frase 'Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!'.
A delegação foi recebida por Irvin Khoza, do comitê organizador da Copa do Mundo, que se mostrou bastante impressionando com a concentração dos brasileiros.
- A única coisa que o Dunga falou foi “nós estamos prontos”. Eles chegaram muito confiantes.
No hotel Fairway, jornalistas, seguranças da empresa Piranha Security, policiais e poucos torcedores aguardavam a chegada da seleção, o que ocorreu pouco depois das 9h locais (4h de Brasília). Na hora em que o ônibus passou pelo portão houve gritaria, principalmente das torcedoras presentes.
O que chamou a atenção foi o fato de o local ainda estar em obras, com operários trabalhando. Poucos minutos antes de a delegação brasileira chegar foram colocadas duas bandeiras do Brasil na entrada, mas de cabeça para baixo. Avisados pelos jornalistas, os funcionários consertaram o erro.
Segundo o diretor de marketing do Fairway, Leon Bosch, dois pontos principais foram frisados pela CBF:
- A seleção pediu muita privacidade e segurança. Também pediu que não houvesse nenhum evento especial de recepção, porque chegariam muito cansados.

Argentina e Dinamarca são os próximos a chegar
Três seleções já estão na África do Sul: além dos anfitriões, os brasileiros e os australianos. Os próximos que desembarcarão no país da Copa do Mundo são Argentina e Dinamarca, neste sábado. Confira abaixo a previsão de chegada das demais equipes:
29/5 - Dinamarca e Argentina
31/5 - Estados Unidos
1/6 - Coreia do Norte
3/6 - Inglaterra e Paraguai
4/6 - México e Chile
5/6 - França, Uruguai, Coreia do Sul e Nigéria
6/6 - Japão, Holanda, Portugal, Nova Zelândia, Grécia e Argélia
7/6 - Alemanha, Gana e Eslovênia
8/6 - Sérvia
9/6 - Camarões, Itália, Honduras e Eslováquia
10/6 - Costa do Marfim e Suíça
11/6 - Espanha






SOCIEDADE

VAI ROLAR A FESTA-  Com o intuito de melhor se conherecem, os estudantes do curso de Jornalismo da UFS, 1º período, realizarão no dia 11 de junho, na Praia de Atalaia uma super festa.
O evento terá início as 11 horas da manhã e se estenderá por todo o dia. VC já confirmou presença no happy hour que promete agitar a Atalaia.

IX CONGRESSO NORTE- NORDESTE DE UROLOGIA 1- Aracaju reunirá, no período de 9 a 12 de junho, profissionais da área de urologia de todo o Norte e Nordeste que participarão do IX Congresso Norte-Nordeste de Urologia.
O evento, que acontecerá no Hotel Parque dos Coqueiros,é realizado pela sociedade Brasileira de Urologia- SBU- seccional Sergipe e acontece a cada dois anos em uma capital do Norte- Nordeste.

IX CONGRESSO NORTE- NORDESTE DE UROLOGIA 2- O presidente do Congresso, o urologista Mário Paranhos, assistente doutor da Divisão de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista ao "Jornal da Cidade", no último domingo, confessou:"As doenças degenerativas são as que mais acometem os homens."

TELEFONEMA EMOCIONANTE- Recebi, ontem à noite, na VC House de Aju, uma tocante e emocionante ligação telefônica da estimada e inesquecível amiga, Gilmara Freire, que habita na cidade de Canindé, a terrinha de VC.
Do outro lado da linha, Gil, como a chamo carinhosamente, confessou sentir saudades deste colunista e relembrou momentos memoráveis que vivemos juntos
É muito gratificante sabermos que as amizades verdadeiras vão conosco aonde quer que vamos e, que a nossa amizade será eterna.
Você é preciosa na sua essência, querida! Que Deus a abençoe sempre!!!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

POLITICA

Gilmar na mira da oposição-  Deu na coluna de TB. O ex-deputado estadual, Gilmar Carvalho, pode ter mordido a isca ao receber uma gravação clandestina da reunião do governador com líderes políticos. Foi tudo o que a oposição precisava para acusar Marcelo Déda de crime eleitoral, uma vez que usou uma estrutura pública para fazer política. Deixou a oposição eufórica. E agora, Gilmar?
http://www.colunabyvalldydecruz.blogspot.com/

SOCIEDADE

Elba canta e encanta- Deu na coluna do querido "Ancelmo Gois", domingo passado. Elba Ramalho, a grande cantora, tem emocionado a palteia cantando "Ave Maria" nos seus shows. É para agradecer a rápida cura de um nódulo na mama.
Em junho, a cantora fará 25 apresentações pelo Brasil. Viva Elba!

Site- Glória Perez, a notável novelista, autora de grandes sucessos, como "O Clone", está a todo vapor criando um site para transcrever o processo do assassinato da filha, Daniela Perez.
O trabalho está bem adiantando. Mais informações, acesse www.gloriaperez.net.


RAPIDINHAS

  • Socorro abre festejos juninos no próximo dia 28. Forró Siri pretende atrair grande público ao município;
  • Azia, tosse e dor no peito podem ser sintomas de hérnia de hiato;
  • Cargas roubadas abastecem comércio em várias cidades sergipanas;
  • Doenças se alastram nos presídios sergipanos;
  • O cemitério público de Itabaianinha não possui vagas. Os funcionários têm dificuldades em conseguir novas covas e a prefeitura não consegue construir um novo cemitério;
  • São João agita economia e turismo de SE;
  • Uso de cadeiras infantis em veículos ainda gera dúvida. Questionamentos partem dos que têm mais de um filho com idade inferior a 7 anos;
  • Sergipe teve 32 mil novos empregos em 5 meses. Dados são do Dieese no Estado, que estima a abertura de outros novos 16 mil postos até o final do ano;
  • Pais têm papel fundamental na educação dos filhos;
  • Sergipe foi o estado que mais contratou através de concursos públicos nas últimas décadas;
  • Feirantes de Aracaju aguardam a reforma da Ceasa;
  • Povoado Jenipapo, em Lagarto, continua à mercê da bandidagem. População volta a reclamar da falta de policiamento na região;
  • Tomar do Geru é cercado pelo esgoto e mau cheiro. Cidade sergipana exala sujeira e mau cheiro. População exige providências;
  • Municípios sergipanos usam mel na merenda escolar. Produto é adquirido em associações de apicultores. Entre os municípios, destacam-se Poço Verde, Poço Redondo e Canindé de São Francisco;
  • Apresentadora do "Mais você", Ana Maria Braga, lança seu primeiro romance e diz que sempre foi vítima de críticas.

Confira a programação completa do São João da Cidadania 2010 de Canindé de São Francisco

27 de Maio - Abertura dos Festejos Juninos de Canindé - Forródromo - Quermesse da Escola Municipal Maria do Carmo com Show da Banda Balanço na Boiada
1º a 12 de Junho – Quermesses Juninas Estudantis - Principais povoados e sede de Canindé
13 de Junho – Domingo - Festa de São Pedro do Povoado Capim Grosso
23h - Show com Zezinho da EMA e Banda
01h - Show com Hélio Barbosa e Forró do Mexido
14 a 24 de Junho – Projeto Cultural “Minha Rua é 10” - Decoração, Gastronomia e Forró Pé de Serra
20 de Junho - Domingo - Forródromo Canindé
Entrega Oficial da Decoração Junina e Final do Concurso de Quadrilha Junina Levanta Poeira
(TV Sergipe/Globo)
25 a 27 de Junho – São João da Cidadania no Forródromo
25 de Junho - Sexta-Feira
00h - Banda Forró Sacode
02h - Mayara e Banda 737
04h - Danielzinho do Forró
26 de Junho – Sábado
00h - Banda Forró da Mídia
02h - Banda CAVALO DE PAU
04h - Banda Lábios Divididos
27 de Junho – Domingo
00h - LEONARDO E BANDA
02h – FORROZÃO ESPORA DE AÇO
04h – LEONARDO
28 de Junho - Segunda-Feira
Encerramento dos Festejos Juninos de Canindé - Povoado Curituba
23h - BANDA BRASAS DO FORRÓ
02 h - MAX & LUCAS
Mais informações: www.caninde.se.gov.br ou Disque Turismo Canindé: 79 3346 1920.

terça-feira, 25 de maio de 2010

MINUTO DE SABEDORIA

" Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto."   Francis Bacon

BASTIDORES

Silvio Santos constrange bailarinas de seu programaEle disse que as moças não sabem responder perguntas e que só prestam para dançar  Do R7

Foto por Divulgação/SBT


A língua de Silvio Santos está cada vez mais sem limites quando ele comanda seu programa dominical
Silvio Santos agora resolveu atacar as próprias bailarinas de seu programa.
Depois de perguntar a Carla Perez se ela havia cursado o ensino fundamental e de dizer que a ex-BBB Naná era velha, neste domingo (23), foi a vez de ele atacar suas próprias bailarinas.
O apresentador insinuou que as moças que fazem companhia a ele no palco do Programa Silvio Santos (SBT) não são inteligentes.
Após fazer um jogo de perguntas com integrantes da plateia, Silvio cogitou fazer alguns questionamentos às moças, mas logo desistiu. E explicou o porquê. - Elas só sabem dançar. Quero ver se sabem responder alguma coisa... Meninas, façam alguma coisa: dancem!
Na volta do comercial, Silvio continuou a pegar no pé de uma das bailarinas. Renata foi a escolhida. - A Renata gosta de piscar. Não sei para quem ela pisca. Isso é para dizer que tem namorado. Mas eu sei que ela não tem namorado, não tem marido, não tem ninguém. Essa aí está jogada fora. Ih, agora ela não pisca mais. Pisca, Renata!
Constrangida, a moça continuou dançando, mas sem piscar.


BOMBA!

Após ser medicada, mulher morre em hospital.
Mulher morreu após receber uma injeção no HUSE

Do emsergipe.com
Natural de Santa Luzia do Itanhy, Maria Rodrigues Oliveira Santos, 75 anos, que estava internada no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), desde o último dia 13, faleceu na tarde desta segunda-feira, 24, após ser medicada com uma injeção. A paciente chegou ao hospital após sofrer umafratura e aguardava uma cirurgia.
A fatalidade deixou a família de Maria Roderigues, indignada. "Ela estava bem, conversando com a gente. De repente ela recebeu uma injeção e começou a reclamar de fortes dores, foi ficando roxa e levaram ela para a UTI, onde permaneceu por 2h. Mas acho que ela já foi morta. Depois chegou a notícia e ao mesmo tempo perguntaram se a família permitiria a doação de órgãos. Foi tudo muito estranho. Acreditamos que a medição causou sua morte. Estamos revoltados com o descaso do hospital com nossa tia", explica a sobrinha da vítima, Eliane de Oliveira Gonçalves.
O caso foi parar da Delegacia Plantonista. A família de Maria Rodrigues registrou um boltim de ocorrência relatando o fato, que será investigado.
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a idosa chegou às dependências do Huse após sofrer uma queda em sua residência e, consequentemente, ter tido fratura de colo de fêmur, uma região óssea delicada onde doenças como osteoporose se iniciam. Durante o período em que ficou internada no hospital, a paciente foi medicada com antibióticos e analgésicos para evitar infecção e dores corporais, respectivamente.

ESPORTE

Sem o Imperador, Flamengo mira Washington para reforçar o ataque
Reunião para bater o martelo sobre a saída de Adriano deve aproximar atacante do São Paulo da Gávea.
 
Do Globoesporte.com
Washington no treino do São Paulo
(Foto: Agência Estado)

Por mais que ainda não seja oficial, Adriano faz parte do passado do Flamengo e a diretoria se movimenta para repor a importante peça perdida. O primeiro nome da lista é Washington, do São Paulo.
A presidente Patrícia Amorim confirmou na última sexta-feira que fez uma sondagem ao atacante e a situação deve evoluir na reunião que ela terá com o empresário Gilmar Rinaldi nesta terça-feira. Além de tratar da saída de Adriano, o agente pode agilizar a transferência do Coração Valente.
O atacante não fica no Morumbi e tem interesse em jogar na Gávea. Outro nome desejado, Emerson está com a transferência emperrada. O Al Ain ainda não aceitou liberá-lo e há concorrência de Atlético-MG, Cruzeiro e São Paulo.
Houve uma consulta do gerente de futebol Isaías Tinoco ao empresário de Rafael Sobis, Jorge Machado, mas o atacante tem contrato com o Al Jazira até 2013 e a negociação é considerada complicada.

Love
O Flamengo entregou na tarde de segunda-feira um documento para oficializar o interesse na permanência do atacante pelo menos até o fim do ano. Por enquanto, porém, o clube ainda não informou qual proposta fará ao CSKA.







CADA PASSO É UM FLASH!


Foto Divulgação
Paola Oliveira e o namorado, Joaquim Lopes, desfilaram na última sexta-feira, 21, no espaço fashion do Rock in Rio Lisboa.  A atriz global foi bastante requisitada pela imprensa local, por conta do sucesso de sua personagem na novela "Cama de Gato", a terrível Verônica. Atualmente a trama está sendo televisionada em Portugal.

Criminosos explodem caixa eletrônico na Zona Leste de SP

Equipamento ficava em um supermercado.

Ninguém foi preso.
Do G1 SP
Criminosos explodiram durante a madrugada desta terça-feira (25) um caixa eletrônico que fica no estacionamento de um supermercado na Avenida Marechal Tito, no bairro do Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo.
O equipamento ficou destruído e algumas partes foram parar na avenida. Ninguém foi preso.


Suspeito de matar travesti é reconhecido

Travesti reconhece lutador apontado como assassino
Do Extra
O estudante de direito e lutador de jiu-jítsu Leonardo Loeser de Oliveira, de 27 anos, foi reconhecido por colegas do travesti Taira, assassinado após um programa no sábado. Um travesti que trabalha no mesmo local em que Taira ficava na Lapa diz ter estado com o lutador poucas horas antes num hotel do bairro. Ele contou que Leonardo apresentava um comportamento que destoa da maioria dos clientes.
— Ele estava paranoico. Ficava olhando pela fresta debaixo da porta porque achava que alguém podia estar vendo a gente — disse o travesti, que preferiu não se identificar.
Segundo ele, o lutador consumiu cocaína e crack no quarto. Em seguida, saiu novamente pela Lapa e decidiu ficar com Taira. Foram para o mesmo hotel e, segundo os colegas do travesti assassinado, Leonardo teria dito que estava sem dinheiro e que passaria em casa para buscar. O travesti o acompanhou e acabou morto. Taira, que seria de Itabuna, na Bahia, estava há cerca de três meses trabalhando nas ruas da Lapa.
O Movimento dos Gays, Travestis e Transformistas do Rio (MGTT) e outras entidades que lutam pela diversidade sexual pediram ontem uma audiência com o governador Sérgio Cabral. Eles querem uma delegacia especializada para atender crimes relacionados à homofobia.
— Hoje, o homem bate menos na mulher porque existe a Delegacia da Mulher e a Lei Maria da Penha para punir — disse Loren Alexsander, presidente do MGTT.
Na segunda, amigos do lutador de jiu-jítsu Leonardo Loeser de Oliveira, de 27 anos, contaram, na Divisão de Homicídios (DH), que ele usava crack há mais de um ano e meio e que costumava ter relações homossexuais.

Vício do crack no lugar da faculdade
A delegada Tatiana Queiroz afastou a hipótese de crime homofóbico, já que a vítima costumava manter relações com pessoas do mesmo sexo.
— Também não descartamos a hipótese de que Leonardo possa estar sob o efeito do crack no momento do crime. Segundo relatos de amigos, ele largou a faculdade onde cursava direito para se dedicar integralmente ao vício — contou.
O laudo pericial concluiu que a vítima morreu de uma forte pancada na cabeça depois de uma luta corporal.



Nova lei determina a criação de biblioteca em todas as escolas

Nova lei determina a criação de biblioteca em todas as escolas
Lula sanciona lei que determina instalação de bibliotecas em escolas.
Cada unidade deve ter pelo menos um título por aluno matriculado.
'Diário Oficial' também tem determinação sobre salas de aula em presídio.
 
Do G1, em São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que determina a instalação de bibliotecas em todas as instituições de ensino do país, incluindo públicas e privadas. De acordo com o texto, publicado no "Diário Oficial" da União nesta terça-feira (25), cada biblioteca deve ter, no mínimo, um título para cada aluno matriculado.
A organização, a manutenção e o funcionamento desses novos espaços devem ser definidos pelas instituições.
Ainda segundo a publicação oficial, as bibliotecas escolares devem contar com "coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura". O prazo máximo para a instalação dessas bibliotecas é de dez anos.
Também no "Diário Oficial", há uma lei que autoriza a instalação de salas de aulas em presídios. Nesses locais, devem ser realizados cursos do ensino básico e profissionalizante. Essa determinação entra em vigor a partir da data da publicação.

Hospital Universitário se destaca no tratamento de doenças hepáticas

Hepatite, cirrose, câncer de fígado e esquistossomose (barriga d’água) constituem as doenças mais comuns

Do Portal UFS
Silenciosas, as doenças hepáticas (fígado e vias biliares) podem passar anos no indivíduo de forma despercebida. Hepatite, cirrose, câncer de fígado e esquistossomose (barriga d’água) constituem as patologias mais comuns. Em Sergipe, o Hospital Universitário da UFS (HU) sedia o único serviço de hepatologia público do estado.
Coordenado pelo Departamento de Medicina (DME), o serviço teve início em 2006. Hoje, cerca de 2.700 pacientes participam do tratamento. O serviço configura-se como referência no Nordeste. No local realizam-se diagnósticos e biópsias. Apenas o transplante ainda não é feito. Os pacientes que necessitam deste tipo de procedimento são encaminhados para hospitais de outros estados.
Os transplantes são normalmente encaminhados para São Paulo. O HU tem vínculo grande com o Hospital Albert Einstein, que apesar de ser um hospital privado, todo o tratamento é custeado pelo Estado, inclusive é oferecido, através da Secretaria de Saúde do Estado, o transporte e ajuda de custo”, explica o professor Alex Vianey, coordenador do Serviço de Hepatologia.

Formas de contágio
Após o transplante o setor de hepatologia do HU recebe de volta o paciente para a conclusão do tratamento. O hospital possui também parcerias com o Hemose e com os setores de oncologia de outros centros hospitalares. Dessa forma, quando um paciente é captado com alguma doença no fígado é encaminhado diretamente para o hospital da UFS.
“É muito comum as pessoas que vão doar sangue descobrirem que possuem algum tipo de doença no fígado. Outro quadro frequente são os tumores que afetam o fígado. Esses pacientes vem para cá [Hospital Universitário] e nós fazemos o diagnóstico e a biópsia do órgão”, diz o professor.
Como qualquer doença, a prevenção constitui a ferramenta mais eficaz para evitar as hepatites. Caso o indivíduo esteja contaminado, o diagnóstico precoce, como sempre, é de extrema importância para a eficácia do tratamento. Um teste rápido identifica, preliminarmente, se a pessoa possui algum tipo de hepatite.
“Na hepatite A, mais comuns em crianças, tem transmissão chamada oral fecal, através de alimentos contaminados com fezes, má higiene ou através do contato com pessoas que possuem hepatite A”.
Nas hepatites B e C, que são as que exigem maiores cuidados, o professor explica que “as formas de transmissão são por via sanguínea, como transfusão de sangue, uso de drogas com seringas compartilhadas, tatuagens ou manicures com material contaminado, relação sexual sem uso de preservativo, aparelhos odontológicos, enfim, qualquer tipo de contato do vírus com sangue da pessoa”.

Pesquisas
O setor de hepatologia conta com uma equipe de cinco profissionais: dois professores do DME, Alex Vianey e Tereza Virginia Nascimento, e três médicos assistentes, Miraldo Nascimento, Simone Deda e Maurício Pacheco.
Há ainda 20 alunos envolvidos no programa e outros quatro pós-graduandos do mestrado de Ciências da Saúde da UFS. Várias pesquisa são desenvolvidas no setor, abrangendo os temas hepatites virais, alterações pulmonares relacionadas a doenças do fígado e cânceres. Estudos com presidiários apontaram qual o tipo de hepatite é mais comum e quais os subtipos das hepatites B e C são frequentes no estado.
“Todos esses estudos estão saindo em vias de publicação, o que vem engrandecendo o serviço. Eles estão mostrando que a gente tem o benefício tanto na docência, como na assistência e na pesquisa”, afirma o professor Alex.



segunda-feira, 24 de maio de 2010

São João agita economia e turismo de SE

Do JornaldaCidade.Net
O São João aquece as noites e a economia sergipana. O comércio informal é quem mais lucra com os festejos juninos, mas a cultura e o turismo local também auferem lucros. Para o presidente da Emsetur, José Roberto Lima, o Estado deverá receber uma injeção de R$ 40 milhões por conta do período. O economista do Dieese, Luís Moura, destacou a importância da festa para a cultura do Estado e na oferta de ocupação para pessoas desempregadas.
“Os festejos juninos não geram emprego, mas ocupação. São os ambulantes que aproveitam o mês de festa para trabalhar e ganhar dinheiro”, disse Moura. Ele considera o São João uma festa importante porque movimenta a cultura e atinge todo o Estado, diferentemente do Pré-Caju que abarca apenas a capital. “É uma festa genuinamente nordestina e por isso mesmo acaba atraindo gente do Nordeste que vem resgatar o São João tradicional”, disse.
Ele ressaltou ainda que há um movimento intenso de sergipanos dentro do Estado se deslocando pelas cidades com tradição da festa. “Há um movimento interno de pessoas muito bom o que considero positivo por internalizar os recursos no Estado. Quando não havia essa festa muita gente saía para buscar os festejos em outros Estados”, disse, ao se referir ao Forró Caju e ao Arraiá do Povo, além das festas de São João no interior do Estado.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, disse no lançamento do Forró Caju que o evento é uma festa que gera diversão, emprego e renda, além de divulgar a cidade mundialmente. “É uma festa que não é só diversão, mas é também cultura e geração de emprego e renda”, falou.
Edvaldo Nogueira ressaltou que para este ano foram contratadas 125 bandas, das quais 95 são sergipanas. “Se considerarmos que cada banda tem em média entre oito e dez pessoas, só aí é renda para quase 1.300 pessoas, isso sem contar com os ambulantes que vão lucrar na festa, com o pessoal do palco e iluminação e as donas de casa que faturam também com o Forró Caju”, disse o prefeito, durante entrevista a uma emissora de rádio local semana passada.
Para a realização do Forró Caju, que vai de 18 a 29 de junho, a PMA está investindo R$ 3 milhões, dos quais R$ 1,5 milhão sairão dos cofres municipais e a outra metade dos parceiros. O prefeito lembrou ainda que os investimentos na festa ajudam a movimentar a economia local. "Os setores de hotelaria, alimentação, bebidas e confecção, entre outros, lucram mais neste período”, afirmou.
O presidente da Emsetur destacou a importância do período junino para toda a cadeia produtiva. "O São João de Sergipe vem deixando de ser regional e se tornando nacional. Junto com a alta estação, em janeiro, o mês de junho é o período mais importante para o turismo sergipano", disse.
Ainda segundo ele, as expectativas são as melhores possíveis. "A gente estima que haja uma injeção de cerca de R$ 40 milhões na economia sergipana neste período de festejos juninos. Tudo isso só pela atividade turística, mas sabemos que esse número é bem maior porque envolve outros setores", informou.

Comércio informal
Os armarinhos lucram 20% a mais em junho devido às vendas de aviamentos e vestidos juninos. A dona de um deles, Maria de Fátima Freitas, disse que a grande procura é pelas fitas coloridas, que este ano estão sendo substituídas pelas fitas verde e amarela. “Junho para nós de armarinho é a melhor data do ano, melhor mesmo que o Carnaval”, falou.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju, Samuel Schuster, a expectativa do comércio é vender no mês de junho deste ano entre 8% e 10% a mais que junho de 2009. “Os festejos juninos movimentam de fato o comércio e a economia informal, já que muitas doceiras, costureiras e ambulantes faturam a mais neste mês. Este ano, temos um diferencial que irá melhorar as vendas que é a Copa”, falou.
A vendedora de confecções no Mercado Albano Franco, Marilene Vasconcelos, incrementa o boxe já a partir de maio com dezenas de roupas juninas. A cada ano, ela compra cerca de cem peças, entre vestidos, anáguas, camisas e calças com remendos. Vende quase que 100%, a preços que variam de R$ 25 a R$ 100. “O mês de junho é muito bom”, disse.
O vendedor de milho Antônio da Costa disse que está esperando a abertura das inscrições para a comercialização durante o Forró Caju. Ele contou que todos os anos vende em todos os dias da festa. “No ano passado, mudei o telhado da minha casa. Este ano quero comprar uma Shineray”, disse.
A vendedora de confecções no Mercado Albano Franco, Joselita Santos, informou que aproveita o mês de junho para faturar um dinheiro extra. Além das roupas juninas que vende, ela disse que coloca toda a família para aproveitar o momento. “Meu marido monta uma banca para vender “capeta” e meu filho mais velho vende lenços coloridos e chapéus”, disse. Segundo ela, o faturamento da família no ano passado rendeu o pagamento de uma série de dívidas. Para este ano, ela pretende aproveitar o dinheiro extra ganho nas festas para reformar a casa.
http://www.colunabyvalldydecruz.blogspot.com

ESPORTE

Fim do Império: Adriano está fora do Flamengo e com um pé no Roma 

Jogador deve ir ao clube nesta segunda-feira para se despedirDo Globoesportes.com

Foram muitas polêmicas, gols e um título histórico. Mas o reinado chegou ao fim. Se o imperador Adriano original dominou Roma por 21 anos no século II, o Adriano do Flamengo foi anarquista por pouco mais de 12 meses. O suficiente para marcar o nome na galeria de ídolos do clube. O GLOBOESPORTE.COM apurou que o jogador já avisou aos companheiros e amigos que não fica. Ele tem passagem comprada para a Itália no início de junho, onde, se tudo acontecer conforme o esperado, assinará contrato com o Roma, e desfrutará de um período de férias ao lado de alguns (ex-)companheiros rubro-negros. Será o “bota-fora” imperial (assista no vídeo aos gols da estreia de Adriano, em maio de 2009 - Flamengo 2 x 1 Atlético-PR).
Apesar de o contrato com o Flamengo terminar no dia 30 de maio, ele não deverá jogar pelo clube nas partidas contra Fluminense (quarta-feira) e Grêmio (sábado) e deve se despedir nesta segunda dos companheiros. A diretoria sabe da decisão, mas ainda não se pronunciou. Alguns membros trabalham para convencer o Imperador a atuar pelo menos nesses dois jogos.
Na segunda passagem pelo clube que o revelou, Adriano disputou 47 jogos e fez 35 gols – 19 deles o transformaram no artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2009, o sexto da história rubro-negra. Mas, se no ano passado a vida atribulada fora de campo pouco influiu em seu rendimento, em 2010 a situação foi diferente.
As confusões extracampo o atrapalharam de tal forma que o afastaram da Copa do Mundo. Quando a depressão ameaçou pegá-lo, surpreendeu e teve comportamento exemplar durante a disputa das quartas de final da Libertadores. Mas os dois gols e o suor derramado contra o Universidad de Chile (assista ao vídeo abaixo) foram insuficientes para classificar o Flamengo e mantê-lo no clube.
No desembarque, no Rio de Janeiro, disse que usaria o coração para decidir o futuro. E o coração mostrou que é hora de expandir novamente seu império. A reconstrução começa pela Itália. Foi daquele país que saiu em 2009. Desmotivado e dizendo que pararia temporariamente de jogar, quando defendia o Inter de Milão.
Mas a alcunha de “ex-jogador” foi temporária e logo o Flamengo o acolheu. Lá encontrou o ambiente ideal para recuperar-se. A cobrança era quase inexistente. As ausências nos treinos, toleradas.
Só que veio 2010 e a nova presidente Patrícia Amorim mudou o jeito de tratá-lo. Até multado ele foi, quando perdeu um treino no dia 1º de maio. Aos amigos, Adriano contou que as saídas de Andrade e Marcos Braz, no fim do último mês, também influenciaram sua decisão.
O Império em números:
Assinatura de contrato: 6 de maio
A estreia: 31 de maio de 2009 - Flamengo 2 x 1 Atlético-PR (fez um gol)
A despedida: 20 de maio de 2010 - Universidad de Chile 1 x 2 Flamengo (fez um gol)
Jogos: 47
Gols: 35
Ausências a treinos em 2010: 13
Título: Campeonato Brasileiro
http://www.colunabyvalldydecruz.blogspot.com

BABADO

Recebi, pelo meu sem fio, preto, a bomba que é nitroglicerina pura. Dizem as más línguas que a moda ditada em Aracaju, a cidade da qualidade de vida, é os travestis embarcarem rumo a Itália para fazer vida em terras distantes, se prostituindo.
Detalhe: vão paupérrimas e cheias de esperanças, mas vooltam riquíssimas e doentes. É que quem se adentra por esse submundo, volta de lá cheia de dinheiro, mas com AIDS. Se essa moda pega... prefiro não comentar!
http://www.colunabyvalldydecruz.blogspot.com

SOCIEDADE

São João da Cidadania de Canindé de São Francisco
O São João da Cidadania 2010 de Canindé de São Francisco, faz parte do calendário do roteiro junino de Sergipe. A programação valoriza a tradição com casamento de matuto, quermesses, concursos de quadrilha e shows, tendo início dia 27 de maio e finalizando dia 28 de junho. Entre artistas em destaque estarão o cantor Leonardo; as bandas Limão com Mel; Cavalo de Pau; Brasas do Forró; Danielzinho; Zezinho da Ema; Espora de Aço; Mayara, Forró Sacode e tantos outros artistas. Mais informações acesse o site: www.caninde.se.gov.br ou Disque Turismo Canindé - 79 3346-1920.

A todo vapor- Minha querida amiga, Damy Alves, assessora de imprensa da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, está a todo vapor. Sua vida passa por um período de maravilhas. 
Além de ter se encontrado com a religião (converteu-se a religião evangélica), está de bem com a vida, com o trabalho e com tudo que a cerca. 
Momento pleno de luz e felicidade. A coluna vibra com esse momento up e lhe deseja dias de puro prazer!
http://www.colunabyvalldydecruz.blogspot.com


sábado, 22 de maio de 2010

NACIONAL

Piloto de lancha que se acidentou no Lago Paranoá estava embriagado, diz Corpo de Bombeiros                                                 Duas mulheres desaparecem após lancha afundar em Brasília

Do R7, com TV Record
O piloto da lancha que afundou no lago Paranoá, em Brasília, na madrugada deste sábado (22) estava embriagado, segundo afirmou o coronel Rogério Santos Soares do Corpo de Bombeiros em entrevista à Rede Record. O teste de bafômetro com o piloto deu positivo. Segundo os bombeiros, várias garrafas de cerveja foram encontradas perto do local do acidente.
Duas irmãs, de 18 e 21 anos, desapareceram após a lancha afundar. Uma outra irmã das duas disse aos bombeiros que elas não sabiam nadar. O barco tinha dez pessoas (inicialmente os bombeiros divulgaram que eram 11) no momento do acidente, de acordo com a Central Integrada de Atendimento e Despacho da Secretaria de Segurança Pública.
A embarcação não tinha coletes salva-vidas para todos, segundo informaram as equipes de buscas após falar com os resgatados.
Por volta das 12h30, oito pessoas já haviam sido resgatadas e estavam com hipotermia (baixa temperatura do corpo por causa do frio). As vítimas foram levadas ao Hospital Regional da Asa Norte.
Ainda não se sabe porque a embarcação afundou. Jet-skis, helicópteros e 12 mergulhadores dos bombeiros estão empenhados nas buscas
.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

No Rio, procuradora aposentada nega ter agredido criança

"Quero ver qual mãe não tem um dia de nervoso",
diz procuradora acusada de agredir filha adotiva
Em sua primeira entrevista, Vera Lúcia diz que quer descobrir quem agrediu a menina

Da Rede Record
A procuradora aposentada Vera Lúcia de Sant´Anna Gomes, acusada de agredir a filha adotiva de dois anos, quebrou o silêncio e concedeu sua primeira entrevista. Dentro do presídio Nelson Hungria, no complexo prisional de Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, ela disse à reportagem da Rede Record na tarde desta sexta-feira (21) que nunca encostou a mão na menina e declarou que as agressões para ela são um mistério...
- Para quê vou encostar a mão em uma criança de dois anos? Para que ela se torne minha inimiga? Eu quero descobrir quem agrediu a menina. Isso não vai ficar barato..
Para Vera Lúcia, exigem dela um modelo de perfeição só por ser procuradora..
- O que eu fiz foi tão pequeno se comparado com as alegrias que dei a essa criança. Eu quero ver qual é a mãe que não tem um dia nervoso, que não tem TPM, que não briga com o maridinho. Que atire a primeira pedra. Sou uma pessoa carinhosa e peguei uma criança. Eu poderia estar em Paris porque tenho dinheiro para isso.
Apesar de negar as agressões, a procuradora admitiu ter xingado a criança porque ela não queria se alimentar e porque estavam atrasadas para uma consulta médica.
A procuradora afirmou que não está conseguindo comer dentro da cadeia, apenas frutas, e que está sempre sob o efeito do tranquilizante Diazepan. Ela também se diz humilhada por achar que prisão é lugar de pessoas violentas. Ela criticou a delegada que conduziu o caso, Monique Vidal, e a chamou de "vedete" e disse que é vítima de uma campanha de difamação.
.- Estão execrando tudo que eu fiz.
.Vera Lúcia disse ainda que resolveu adotar uma criança por medo da solidão.
.- Durante muito tempo, eu vivi para o Ministério Público. Comecei a pensar: quando eu ficar velha, vou sentir falta do aconchego. No Natal, eu tinha que ir para a casa dos outros. Sou muito só e isso começou a me incomodar
Na entrevista, a procuradora contou que, há seis anos, se inscreveu em um programa de adoção de crianças no Paraná porque achava que o processo neste Estado seria mais rápido do que no Rio de Janeiro.
A procuradora foi denunciada por tortura pelo Ministério Público Estadual, que mencionou ainda que ela poderia fazer parte de uma seita satânica.

domingo, 16 de maio de 2010

MINUTO DE SABEDORIA

“Toda e qualquer situação impossível de se resolver humanamente falando, tem solução quando acreditamos que Jesus é o nosso único Senhor e tomamos posse dessa verdade”.

Monsenhor Jonas Abib

EU & VOCÊ

É preciso lutar todos os dias!
Nada pode ser mais forte que nossa audácia. Ela nos dá força para enfrentar os problemas e as dificuldades

Será que você não se preocupa demais com a opinião dos outros? Vive com medo pensando o que fulano ou cicrano vai achar daquilo que você fez ou falou? Pare com isso! Ficar se preocupando não ajuda em nada. Ter receio do que as pessoas vão achar, então, ajuda menos ainda. Isso é puro atraso de vida!
Antes de tudo, você precisa pensar em você, dedicar os esforços para si mesma. E tem mais: acima de qualquer coisa, você deve aceitar: o que está feito está feito.
Você não precisa melhorar, nem tentar ser perfeita para agradar os outros. Pelo contrário: é preciso tentar fazer o melhor por você mesma. Você tem de se aceitar e, então, partir em busca de seus sonhos, anseios e ambições.
Nada pode dar certo se você dedicar tempo e esforço para fazer o que outra pessoa espera que você faça. Aja por si e pense nas pessoas ao seu redor como seus semelhantes, e não como juízes de suas atitudes.
E lembre-se: somos humanos, não somos perfeitos! Então, quem sou eu, quem é você para avaliar o colega ao lado? Se cada um cuidar da própria vida, tudo fica perfeito. É quase automático!
Quantos projetos você já deixou para trás? Quantas vezes seus medos bloquearam seus sonhos? Eu mesmo já adiei planos e ignorei desejos, pelo menos uma vez na vida. Aposto que, com você, não foi diferente. Somos seres humanos e, como tais, temos nossas certezas, mas também nossas dúvidas; decisões e hesitações; vontades e receios.
No entanto, nada pode ser mais forte do que nossa perseverança e nossa persistência. Afinal, vencer não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la - nem que seja um pouquinho a cada dia.
Nada pode ser mais forte que nossa audácia. Ela nós dá forças para enfrentar os problemas e as dificuldades, para não nos deixarmos esmorecer nem entregarmos os pontos diante da primeira tentativa frustrada. Se quiser ter sucesso e alcançar seus desejos, você precisa lutar!
Como lutador, é muito provável que algumas vezes você perca. Quem é que nunca perde? Esse é o preço da conquista! E vale a pena vivê-lo, porque não há vitória sem derrota e não há pódio sem luta. Ser feliz não é um acaso do destino, mas uma batalha diária.
É comum que sejamos tentadas a viver numa posição segura. Nós nos acomodamos com menos do que realmente merecemos. De vez em quando eu escuto alguém dizer: "Quando eu ganhar dinheiro suficiente, passarei mais tempo com minha família", "Quando eu me aposentar, vou aproveitar melhor a vida", e por aí vai... Com isso, o tempo voa e a gente deixa para trás as chances de, a cada dia, viver de verdade.
Deixar para amanhã o que você pode fazer hoje é desperdiçar o privilégio de estar vivo. A vida acontece agora. Esteja onde, com quem e como estiver, sentindo o que for, lembre-se: "algum dia" significa hoje.
Acredito que Deus não nos criou para ficarmos parados, vendo a vida passar. Ele nos deu a vida para assumirmos riscos, vencermos o medo e, acima de tudo, para buscarmos a felicidade sempre.
Nenhuma grande conquista acontece num piscar de olhos. A vitória vem aos poucos, à medida que, ao despertar, reforçamos a certeza e a vontade de ser e fazer o melhor, sem esperar por um milagre. Então, como diz a música, "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima"!.

Deus abençoe a todos!!!
 Valldy de Cruz
Editor-chefe