Carta Régia documentada em 1820 desanexou a Bahia do território
Do SN1, com informações do Bom Dia Sergipe
Nesta quinta-feira, 08, é comemorado em Sergipe o aniversário de 190 anos de Emancipação Política. A conquista foi o resultado da luta de criadores de gado e senhores de engenho, que na época eram responsáveis pelo abastecimento das capitanias da Bahia e de Pernambuco.
Quase dois séculos depois, poucos sergipanos sabem como essa história aconteceu. E o feriado de hoje é encarado como muitos outros: servindo para o lazer e o descanso das famílias , sem o devido conhecimento do motivo para o qual foi instituído.
De acordo com o jornalista e escritor Luiz Antônio Barreto, é importante lembrar o contexto histórico desta data e principalmente manter a história viva através da educação nas escolas, o que assegura a transmissão do conhecimento para as novas gerações, “A responsabilidade de manter o conhecimento histórico de Sergipe é de todos sem exceção, mas neste sentido a escola tem um papel fundamental e determinante para estimular o conhecimento pelos acontecimentos históricos e cívicos, garantindo assim que a cultura sergipana seja mantida e repassada de geração em geração”, afirma.
“Em 1808 Sergipe era um conjunto de pequenas vilas pobres e freguesias, onde cresce então dentro desse território uma noção de liberdade, independência, de quebrar realmente os vínculos com a Bahia, esses constituídos desde 1590”, destaca Barreto referindo-se ao processo de independência do Estado.
Para o escritor a independência de Sergipe foi imprescindível, “De fato essa conquista foi fundamental para o desenvolvimento do estado, mesmo porque sem liberdade você não constrói uma história, não pensa no futuro, não realiza o sonho e a necessidade do povo. Emancipar é se libertar e Sergipe soube fazer isso, lutou e teve a seu favor o processo de independência do Brasil, quando Dom Pedro I ainda príncipe validou a Carta Régia de 8 de julho, elevando novamente São Cristóvão à categoria de cidade, sendo assim a capital da província”, destaca.
Histórico
A Carta Régia que desanexou da Capitania da Bahia o território de Sergipe, emancipando-o politicamente, e que completa completa 190 anos, neste dia 8 de julho, é ainda uma referência, um marco, para a compreensão da história.
Por mais que os episódios gerados pela decisão de Dom João VI ainda careçam de melhor interpretação, o 8 de julho de 1820 tem sido convertido no símbolo da liberdade, da independência, da autonomia econômica, da construção da sociedade sergipana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário